Passaram por aqui:

terça-feira, junho 09, 2015

O indivualismo X cristianismo


Nordeste tem muito haver com acolhimento, atenção. 
Povo sofrido. 
Povo que sempre tá junto haja o que hajar. 
Diferente de outras regiões, onde o individualismo se perpetua, às pessoas não se importam e é cada um na sua. Salvem-se quem puder. 
Ninguém ajuda ninguém exceto se tiver algum proveito da situação. 
Sem generalizar porque nestas regiões individualista existem pessoas que saíram daqui e não se deixaram levar pela indiferença e frieza do lugar. 
Quando pessoas destas duas regiões se cruzam, sempre acontece um choque cultural. 
Graças a Deus nasci no nordeste. Não que eu seja melhor por isto. Mas fica mais fácil compreender a mensagem do evangelho, onde o meu umbigo é menos importante e as pessoas são mais importante que coisas. Moro numa região onde se reparte o pão e o egoísmo não é tão latente quanto estas outras regiões. 

Orgulho de ser nordestina. 
Tenho poucos amigos. Desse pouco sei que posso contar. Mas pra outra área da minha vida, apenas duas pessoas dos quais confio e posso falar sem ter medo de julgamentos porque não me julgam apenas me ouvem e me aconselham quando necessário. 
Hoje parei pra pensar! É de vez em quando eu penso. Hahaha 
Percebi que devo ser grata, valorizar meu povo e minha região, grata por ter nascido numa região onde as pessoas lutam, se esforçam em seus trabalhos mas não deixa de estender a mão. Quem já veio pra o Nordeste sabe.
Não generalizo as regiões individualistas. Sei que tem pessoas humanas, que se colocam no lugar do outro sem questionar. E por estes, que Deus os guardem. Sair do nOrdeste? Só se for pra morar em outro país. Não sendo, deixem-me aqui.

Ps: Jesus Cristo nunca foi individualista. 
E não ajudou a todos não foi porque Ele não quis, mas porque aquelas pessoas não tinham fé. E pode alguém comentar que em outras situações Ele não queria. Veja bem, Jesus discernia os corações. Nós não! Ele nunca deixou de ajudar os seus discípulos, nem mesmo Judas. A parábola do samaritano não significa nada? Não estou falando de estrangeiros ou pessoas estranhas, mas de pessoas que convivem uma com as outras sem se importar, cercado no seu mundinho individualista, que nada tem haver com o evangelho. Basta ler as Escrituras.
Conheço pessoas maravilhosas que vivem nestas regiões frias mas não se deixaram levar pela indiferença e por estes eu oro para que permaneçam sendo coração, aconchego por onde passam. E que possam contagiar a estas que vivem em suas bolhas de proteção, no seu mundinho egoísta. 
Das cobranças da vida, só uma importa: Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar ao próximo como Cristo amou a igreja.
Não adianta falar sobre solidariedade com quem nunca foi capaz de compartilhar. As pessoas só se dão conta de sua apatia quando pisam nas comunidades carentes e passam a ter contato com gente, aí sim, porque lá que JESUS se encontra. E bem-dito quem os encontram lá como disse o Hermes Fernandes. Não se discute quando a pessoa faz questão de entender tudo errado. Deixe que pensem, que digam e que falem, já dizia a música.

É isto gente, sem mais!
Ningúem é obrigado (a) a concordar com o que escrevi e fique livre. É apenas uma reflexão para mim mesma e do que quero continuar sendo, haja o que hajar!

Inté mais ler!

Anne Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!