Passaram por aqui:

quarta-feira, março 19, 2014

O homem mais sábio da Bíblia chamado Salomão escreveu Eclesiastes e você?

Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes".1 Coríntios 15:33

Se eu fosse escrever um livro, também teria o mesmo título ou até mesmo lamentações como disse uma querida irmã. 
Viver com Cristo é aprender todos os dias. 
Aprendemos com exemplos e erros de outras pessoas ou com os nossos.

E a Palavra do Senhor me aponta grandes homens que em algum momento caíram. Isto me faz lembrar que somos humanos, falíveis e que se não atentarmos as instruções do Senhor, caímos. Observo a vida de Salomão, o homem mais sábio da antiga aliança, caiu e não conseguiu se levantar. No caso de Salomão ele caiu na mesma área que o seu pai Davi, com mulheres, o seu ponto fraco. 

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido, disse : Tiago 1:14
Salomão escreveu:  Descobri que muito mais amarga do que a morte é a mulher que serve de laço, cujo coração é uma armadilha e cujas mãos são correntes. O homem que agrada a Deus escapará dela, mas ao pecador ela apanhará. Eclesiastes 7:26

Entre tantas advertências que eu poderia citar aqui e não quero me ater a falar especificamente sobre mulheres, mas sim pessoas no geral de ambos os sexos. 

Falamos que o mundo pode nos contaminar, tem um fundo de verdade mas é verdade também que a igreja tem um poder de influência maior sobre tua vida do que a vida do mundão. 
Nos espelhamos em pessoas com autoridade para ministrar a palavra e esquecemos que antes de ser um evangelista, um profeta, um apostolo, um mestre e um pastor, há um homem que falha como qualquer outra pessoa que também tem suas tribulações e conflitos.

Para quem abandonou a Cristo e retornou ao mundo voltou porque não estava firme na Rocha, sua casa estava sob a areia e não porque o mundo o atraiu de volta, porque sinceramente, que vida há viver num mundo sem Cristo?
Infelizmente algo que faltou ao meu ver  no discipulado desta pessoas foi ensiná-los a ser dependentes de Deus, a ter uma íntima comunhão além dos domingos e em cultos, congressos em denominações e não ter o seu líder como a pessoa mais perfeita do mundo. Perfeito só Jesus!

Acredito que quem já sofreu no mundão e levou na cara, apanhou, foi humilhado não quer retornar outra vez.
Falo isto com convicção e apenas de mim,  porque mesmo quando estive fraca na fé não senti vontade de voltar ao mundão e não me permitir ser influenciada por ele. 
Minhas raízes estão em Cristo. 
A casa caiu mas o alicerce estava fincado na Rocha e como arquiteto da minha vida, Ele está reconstruindo, limpando a casa, varrendo os entulhos acumulados por onde passei. 

E nestes momentos de fraqueza que temos que ter cuidado com aqueles que nos cercam. São eles que irão te influenciar e te fazer optar por caminhos que podem te levar a caminhos de  vida ou de morte. 
Nem toda amizade vem para o teu bem. 
Alguém escreveu que uma amizade pode nutrir uma força ou uma fraqueza.
Não digo que devemos fazer acepção de pessoas. 
Mas devemos escolher sim quem vai compartilhar da nossa vida, estar junto, na alegria ou na tristeza, quando você estiver de bom humor e mau humor, que quando você cair este amigo (a) não te condene porque o próprio pecado a consciência em nós pelo Espírito Santo que mora dentro nós já nos "acusa" de que erramos e isto basta. 
Alguém que não use da tua fraqueza para te magoar e jogar na sua cara em um momento de raiva e explosão.

Provérbios também vai dizer que o ferro afia o ferro assim como o homem ao seu companheiro.
Deus quer que convivamos com todos, discernindo pela sua palavra, quem deve ou não estar na sua vida. 
Eu escolhi e quebrei a cara. Falo por mim e apenas de mim e dos meus erros. 
Mas quando orei pedindo que Ele escolhesse pra mim as pessoas certas eu só cresci, aprendi, compartilhei momentos de alegria e dor.

Como disse um evangelista, nem todo mundo fará parte do teu presente hoje, talvez no futuro e talvez nem no futuro.
O que devemos fazer para não cair como Salomão acerca de influências e convívio é pedir ao Senhor sabedoria e discernimento para não travar o caminho que Deus traçou com pessoas que estão atrasando sua vida.
Devemos amar todas as pessoas, todas e até mesmo estas que são impecilhos na tua vida, mas isto não quer dizer que você tem que conviver com elas.

Abençoamos a todos e seguimos o nosso caminho, sabendo que Ele cuida de nós e sabe quem colocar na tua vida para crescer, somar, dividir, compartilhar choro ou alegrias.

Temos uma nova aliança indissolúvel e ainda que venhamos pecar e cair, Ele estará de braços abertos para nos receber com graça abundante.
Como Ele também devemos agir com aqueles que caíram, sem condenar, estendendo a mão e em amor ajudar curar as feridas. Suportando-vos uns aos outros, como Cristo ordenou.
Jesus Cristo me mostra acerca daqueles que Ele tinha intimidade, Thiago, Pedro e João.
No momento mais difícil no Getsêmani, Jesus levou estes três para orar com Ele. Embora não tenha acontecido, a questão é, Jesus tinha sim os mais próximos a Ele.

Tenha cuidado com quem compartilhas da tua vida para que não haja arrependimento depois.
Salomão ficou muito conhecido e pessoas de todos os lugares vinham para ver da sua sabedoria, mas é verdade também que ele caiu no descrédito porque não vigiou, porque se deixou enredar, se corromper pelas más companhias. Se ele caiu com toda a sabedoria que Deus o deu, mostra que também pode acontecer conosco e isto será opcional, porque o livro contando a história destes homens está como exemplo de como devemos ou não agir.
Esta é a palavra que nos guia para toda e em qualquer situação.
Quem estiver de pé cuide para que não caia, não é isto?


Espero ter contribuído de alguma maneira com este texto, para mim foi proveitosa, pois fui ministrada no meu coração e advertida com esta palavra.

Seja abençoado na prática da palavra!

Inté mais ler!
Anne Araújo

Um comentário:

  1. Digo sim que o Senhor permite até que escolhamos de forma errônea porque ali Ele vai nos ensinar uma coisa... nunca mais andarmos com os nossos pés.

    ResponderExcluir

Volte sempre!