Passaram por aqui:

quinta-feira, maio 19, 2011

A Importância da oração.

Primeiramente gostaria de dizer o significado da palavra oração segundo o Aurélio:

Oração sf. 1. Súplica religiosa, reza, prece, rogo. 2. Discurso, fala. 3. Sermão. prédica.

Bem, fiz questão de deixar a segunda opção, pois é sobre isto que vamos no ater.

Mateus 6:6-7 diz o seguinte:

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos"

Continuando em Mateus 6:9-15 diz:
"Portanto, vós orareis assim: 
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

(Devemos nos achegar a Ele como um filho se aproxima do Pai, reconhecendo que Ele é bom.)
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
(Não andar ansioso pelo que havemos de comer ou vestir, como Jesus advertira.)
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
(Perdoando 70x7, se não perdoarmos não seremos perdoados, se apresentar a Deus sem culpa, sem pecado...reconhecendo que pecou, pedindo perdão a Ele e perdoando a quem nos ofendeu. )
E não nos deixe cair à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém."

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:9-15

A Oração é  comunicar-se com Deus, nos aproximando dEle sem culpa e o chamando de Pai, assim como nos ensinou Jesus Cristo na oração do Pai Nosso.
Embora esta oração tenha tornado-se uma tradição para os religiosos, Jesus na verdade nos mostrou como devemos orar ao nosso Pai e não ficar repetindo esta oração ou qualquer outra vã repetição, como está escrito em Mateus 6:6-7 , no início do texto.

Qual a importância da oração? Ok. Vamos começar lendo Salmos 121 que está escrito:
"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre."

Aqui fica óbvio que Deus é tão bom, que enquanto estamos dormindo, Ele não dorme e ainda trabalha em nosso favor. Nos guarda, não desgruda os olhos dos seus filhos.
Agora imagine o inimigo de Deus que vive ao nosso derredor e quer nos tragar aguardando apenas uma oportunidade, uma brecha ou um vacilo nosso. O Diabo também não dorme. Creio até que ele trabalha mesmo é na madrugada, tramando tragédias, sofismas, confusões, opressões e até mesmo com pesadelos enquanto dormimos. 
Mas não temos o que temer, pois o Senhor nos guarda. Agora, compete a nós não deixarmos brechas para o inimigo. Devemos nos fortalecer, nas orações, na meditação da Palavra. Manter um diálogo com Deus, diariamente, como você tem com os seus amigos, sua família, pai ou mãe.
A diferença entre os nosso amigos e família (no que se refere a dialogar, conversar com Deus) é que você e eu não podemos vê-lo, porém, bem-aventurados somos nós que não vemos mas cremos! disse Jesus a Tomé! E melhor ainda, só o nosso Pai Celeste pode fazer o que ninguém mais pode. :o)


Paulo quando escreveu em Efésios 6:10-20, ele não falou apenas a igreja de Efésios, mas para todos nós que somos a igreja de Cristo, nos alertando a nos revestirmos da armadura de Deus, ficarmos firmes contra as ciladas do diabo. Calçando os pés com a preparação do Evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com a qual podemos apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomando também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (meditando na Bíblia, dia e noite, Josué 1:9) com toda oração e súplica, orando todo tempo em Espírito (oração em línguas).
Se você estiver em pecado, Deus não tem como ouvir sua oração até que você confesse e se arrependa. Arrependimento não é remorso, que foi o que Judas sentiu quando entregou a Jesus.
Se Judas tivesse se arrependido do que fez, teria recebido o perdão de Deus. Jesus o teria perdoado.
Arrependimento traz mudança de comportamento, decidindo não mais pecar.
Vai e não peques mais! Lembra?
Este é um dos impedimentos (Falha na comunicação)  que podem ocorrer em tua oração com o nosso Pai.
Estar em falta com alguém, não liberar perdão...todas estas coisas como já diz a oração que Jesus ensinou.

Falar sobre oração e a importância e como fazê-la rende mais de um post.
Eu poderia falar do cristão que intercede, cuja frase é título de um livro, muito bom por sinal, com relatos de experiências de uma vida de oração. Poderia falar também da oração em línguas o quanto nos edifica...
No momento creio que este seja suficiente; digamos que uma introdução do que vem a ser a oração.
Fica aqui duas frases de uma jovem de oração, sugiro que sigam ela no twitter:

"A oração não é um monólogo,mas um verdadeiro diálago,em que os dois lados se ajustam um ao outro...
Se a tua oração é por obrigação,então Nela não ha vida e nem amor! " by @Danigasguita

Ps.: Se você soubesse o quanto Deus se agrada quando conversamos com Ele, sobre todas as nossas dificuldades, nossos sonhos...não negligenciaríamos na oração.
Deus adverte tanto na Bíblia a necessidade de orar e meditar em sua Palavra. Se Ele diz isto é porque de fato é muito importante. Dê importância a oração.
Uma vida em comunhão com Deus é uma vida de oração, pense nisto.
A Comunhão nos leva ao crescimento e amadurecimento espiritual necessário para que você viva bem, mesmo com as tribulações e aflições passageiras, não vencidos e sim renovados todos os dias no espírito, através de sua Palavra e o Espírito Santo que nos consola e nos ensina em tudo, para que possamos praticar o nosso chamado em Deus.

Sejam abençoados na prática da Palavra.
Inté mais ler,
Anne Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!