Passaram por aqui:

terça-feira, maio 26, 2009

Orkut como ferramenta para Avaliação do Capital Humano? (RH)

Sempre escuto os professores falando do orkut e outros sites de relacionamento como ferramenta para avaliar o perfil do candidato.
Eu sempre tive muita cautela com relação às comunidade em que estou participando. Passei a enxergar o orkut como site-vitrina do que propriamente um site de relacionamento.
E me pergunto:
Será que o perfil condiz com à pessoa?

Quantos ali tentam demonstrar que são intelectuais, tem domínio sobre os assunto que são notícias e na primeira conversa, boom, sai tanta insanidade que putz! Que cara de pau!
E outros em que o perfil não diz muito e no entanto, você tem uma aula de Economia?? A relação custo/benefícios, tradeoffs? Víixe!!
Algumas comunidades relatam um pouco dos seus gostos e preferências.
Mas uma grande maioria, maqueiam, certamente.
E na hora de se exporem, fica perceptível a "farsa", à "máscara"?

Ah, já conheci vários tipinhos assim. :)

(Outros não. Valiam apena manter contato. E até fora do ambiente virtual.)


Primeiro critério que eu acho imprescindível:

- Quais os interesses no orkut?

Algum interesse você tem. Manter contato com amigos que estão distantes? Se promover com um narcizismo exagerado?

Fuçar o blog daquela "moça" ou daquele "rapaz"?. (Nem vou falar dos fakes. ¬¬)

Bisbilhotar à vida alheia?

Acompanhar recados?
Quais suas comunidades?
Você interage?
Participa aos tópicos postados na comunidade?
Quem são os teus "amigos"?
Pessoas que de fato você conhece? Perfis de pegação?
(Ôooooo não dá pra dizer que não gosta de usar o orkut se na verdade você está ali ó, online todos os dias.)
Pessoas para fazer coleção? sei lá, ups!
Vai entender. Uma diversão virtual? Prostituição? Vai saber...! Tem gente pra tudo!

Você tem Práxis? (Acho bom praticá-la, afinal é tua imagem que está ali. Mas se não quer aparecer, se esconda e esconda os reais motivos ;) , ou não ingresse neste meio.)

Não definitivamente não dá!

Não dá para utilizar o orkut como uma ferramenta de avaliação de perfil.
Não dá pra mensurar até que ponto é verdade ou não.
O que podemos fazer , falo como candidata, ter cautela nas comunidades em que estou participando, moderar um pouco o meu perfil. (Isto eu não consigo bem...ha-ha-ha.) Mas estou deixando de usar aquilo como uma válvula de step.
Moderei o meu uso.
Não sei por quanto tempo...mas...

Como uma pessoa que um dia poderá trabalhar no Capital Humano. (RH)
Não usarei o orkut como critério para avaliar um candidato.
Óbviamente que nada impede que eu dê aquela velha fuçadinha, só para verificar se o candidato não está participando de alguma comunidade que faça apologia ao crime, ou que denigra a imagem de alguém ou de alguma empresa.

No mais, o bom mesmo é utilizar de métodos mais eficazes, como dinâmicas, testes, desafios etc.

:)

Anne Karine



3 comentários:

  1. PERTINENTES OS QUESTIONAMENTOS, ANNE. QUALQUER SITE DE RELACIONAMENTO PÚBLICO É UMA FACA DE DOIS GUMES. O BOM MESMO É TERMOS CAUTELA! SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  2. Aliás como tudo na vida!
    Tudo mesmooooo!!!
    ^^
    Abraços

    ResponderExcluir

Volte sempre!