Passaram por aqui:

quarta-feira, agosto 27, 2008

Cultura Organizacional

Ôpa!
Nesta segunda-feira na aula de Cultura Organizacional com o professor Assis Jacobino, tomei um susto com a resposta da turma ao falar em motivação.
O que motiva um funcionário a trabalhar bem, satisfeito.
A maioria respondeu que o dinheiro.
Fiquei paaassssssaaaaaaaada!!!! PQP!
Tivemos uma disciplina de Sociologia, aprendemos sobre alienação no trabalho, lemos, quer dizer, EU LI, sobre Sociologia Crítica e vi que nunca vamos receber o que realmente merecemos.
Exceto se eu for dona do meu próprio negócio ou funcionária pública, (ô povinho para ganhar fácil heim, e nem vou falar dos políticos, não vou falar sobre isto hoje.) apenas assim.
Óbvio que se eu for levar em conta que um trabalhador está passando fome, necessidade, o dinheiro será sim, um fator que irá motivá-lo a trabalhar do que "simplesmente" um reconhecimento profissional. Mas eles não falaram neste ponto de vista e sim que o dinheiro motiva...e que é pelo dinheiro que se deve trabalhar ...O.o' Humm????
Considerando que sou estagiária e que recebo o salário mínimo e preciso ainda pagar a faculdade, transporte, custos fixos e variáveis...não é o dinheiro que me motiva, definitivamente não é... e sim o conhecimento na área administrativa.
Óbvio que se o $$ estágio fosse melhor, ajudaria e muitoooo...no entanto pra mim não é tudo.
Recusei outros estágios e olhe que eu tenho uma necessidade de continuar trabalhando.
Eu pago minhas contas, não tenho papai e mamãe para bancar meus custos com faculdade e nem mesmo com às necessidades básicas, plano de saúde, roupa etc. Recusei porque não agregava conhecimento ao meu CV, recusei porque tenho que ter paixão por aquilo que eu faço. Eu só faço bem quando faço aquilo que gosto.
Gosto do que eu faço hoje, acordo feliz por mais um dia de trabalho. A ida ao trabalho, mesmo nos dias melancólicos e chuvosos, estou satisfeita.
Mas definitivamente, não são meus concorrentes...continuem pensando assim...com esta visão.
Só ficarão fora do mercado... ruim para eles e ótimo para mim...serão 50 concorrentes a menos.

=)
See you
Anne Karine

2 comentários:

  1. Cara, eu não sei se já te contei, mas trabalho com RH.

    Vou te falar que remuneração é importante sim. Nem sempre no curto prazo, como é o seu caso, queridinha, mas pensa no longo prazo: se você, no seu estágio, passar um ano sem aumento nenhum - vendo todos os colegas recebendo e talz - por mais que você goste do que faz e da empresa, vc vai ficar chateada. É normal. Minha estagiária ficou. Todo mundo fica: a questão nem sempre é o DINHEIRO em si, e sim o que ele representa (reconhecimento pelo bom trabalho e pelo esforço, etc.). Ou seja, não pode ser a ÚNICA motivação, mas que é mega-importante, isso é! =D

    ResponderExcluir
  2. =)Claro, estou falando no curto prazo...tenho ambições...talvez não tenha me expressado muito bem.
    O dinheiro não me move, compreendes?
    Eu trabalhava na Tim e recebia no mínimo 1400,00 por mês, mas não estava mais motivada.
    Não tinha qualidade de vida etc etc.
    É importante ter ambição.
    Estou falando da relação custo e benefícios, não ver apenas o salário mas o que mais eu vou agregar em termos de conhecimento e que vai elevar o nível do meu CV.

    Não me falou que você trabalha com RH, porque você já disse em um dos seus posts...rsrsrs
    Beijos
    =)

    ResponderExcluir

Volte sempre!